Transição de carreira para TI: por onde começar?
Mudar de carreira é um desafio e tanto para qualquer um. Isso porque a mudança simboliza algo novo, e muitas vezes, o novo gera insegurança. Tomar essa decisão é ousado e corajoso, e o número de profissionais que estão tendo esse “start” aumentam a cada dia. Nesse conteúdo vamos compartilhar como está sendo esse processo de transição de carreira para TI, por onde começar e o movimento do mercado nessa temática. Boa leitura!
Tempo de leitura: 6 minutos
Recentemente, uma plataforma global realizou uma pesquisa e concluiu que 6 em 10 brasileiros pretendem mudar de emprego em 2023, sendo que 2 em 10 já procuram uma nova posição no mercado.
Na área de tecnologia não é muito diferente. A Land e Alura Para Empresas pontuou que 78% dos colaboradores de outras áreas das empresas gostariam de migrar para TI. Além disso, de acordo com relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área de Tecnologia da Informação (TI) precisará de 420 mil profissionais até 2024.
Por que fazer a transição de carreira para TI?
A expectativa para o setor de TI é alta. Com a pandemia da COVID-19, o mercado ampliou sua flexibilidade no trabalho, e desde então, a tecnologia não para de crescer e ganhar espaço no mercado.
O esperado é que o setor de tecnologia da informação (TI) cresça 6,2% em 2023, mesmo diante de cenários de ajustes e redirecionamento de gastos. O consumo por tecnologia aumenta a cada dia e deve crescer 8,7% em comparação ao último ano, chegando a US $80 bilhões, estima a IDC.
Outro valor atrativo para escolher fazer a transição de carreira para a área de TI é a remuneração. Essa é uma das áreas que mais tem remunerado bem os profissionais. Claro que tudo depende da senioridade e área de atuação, mas um Desenvolvedor Full Stack pode ganhar até 20 mil reais, segundo a Robert Half.
Quais benefícios a área de TI pode proporcionar?
Como já mencionamos, a área de TI traz grandes benefícios aos profissionais, alguns deles são:
Grandes oportunidades de emprego: A indústria de TI é conhecida por oferecer um mercado de trabalho aquecido e com altas oportunidades de emprego em várias áreas, como desenvolvimento de software, análise de dados, segurança da informação, gerenciamento de projetos, entre outros. Então, oportunidades que não vão faltar!
Salários competitivos: O setor de tecnologia é conhecido por oferecer salários competitivos, especialmente em comparação com outras indústrias e segmentos. Os profissionais de TI são valorizados pelas suas habilidades técnicas e, como resultado, recebem remuneração adequada.
Crescimento profissional: A TI é uma indústria em constante evolução, o que significa que há sempre oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. É possível desenvolver habilidades em áreas específicas de interesse, como desenvolvimento web, segurança cibernética, análise de dados, inteligência artificial, entre outras, possibilitando assim uma grande oportunidade de carreira.
Flexibilidade de trabalho: Muitas empresas de tecnologia oferecem flexibilidade de trabalho, com opções de trabalho remoto, horários flexíveis e até mesmo a possibilidade de trabalhar como freelancer ou autônomo. Com essa flexibilidade, é possível ter uma melhor conciliação entre vida profissional e pessoal.
Demanda global: A demanda por profissionais de TI é alta em todo o mundo, não só no Brasil. Isso significa que há oportunidades de trabalho em diversos países, ou seja, possibilidade de uma carreira internacional. Existem dois cenários: empresas que contratam pessoas para trabalhar no país delas e empresas que fazem a contratação para trabalhar de forma remota, porém para uma um player global.
“Quero fazer minha transição de carreira para TI, qual o próximo passo?”
Fazer a transição de carreira para a área de Tecnologia da Informação (TI) pode ser empolgante, mas também pode exigir algum planejamento e preparação. Separamos algumas dicas para te ajudar a dar o primeiro passo:
Invista em habilidades e certificações: Para seguir na carreira de TI é preciso adquirir algumas habilidades técnicas, isso pode incluir a obtenção de certificações relevantes, como certificações em linguagens de programação, sistemas operacionais, banco de dados, segurança cibernética, entre outras. Além disso, existem muitos recursos online, como cursos e tutoriais, que podem ajudá-lo a adquirir as habilidades necessárias.
Construção de um portfólio: Se você está buscando uma carreira em desenvolvimento de software, design de UX/UI, ou outras áreas relacionadas, construir um portfólio que demonstre suas habilidades e experiências relevantes é importante. Certamente, um portfólio bem elaborado pode ser uma forma eficaz de mostrar aos potenciais empregadores o seu trabalho e suas habilidades.
Busca de oportunidades de estágio ou projetos voluntários: Ser novo em uma área não é uma missão muito fácil, por isso busque por oportunidades de estágio ou projetos voluntários para ganhar experiência prática. Isso pode ajudá-lo a construir um portfólio, adquirir habilidades e desenvolver networking na indústria.
Paciência e perseverança é tudo! Lembre-se de que a transição de carreira para a área de TI pode levar tempo e esforço. Por isso, tenha paciência e seja perseverante. Esteja disposto a aprender continuamente e a enfrentar desafios que surgirão pelo caminho. A chave é nunca desistir do processo!
Nossos Domers também passaram pela transição de carreira!
Para te confirmar que transição de carreira pode dar – e muito – certo, nossas Domers Thais Gimenes – Desenvolvedora Full Stack Jr e a Eloisa Dupas – Estagiária em TI, compartilharam um pouco da vivências delas e por onde começaram esse sonho.
“Fazer a transição de carreira certamente foi um marco na minha vida, todo o processo de tomada de decisão junto com as incertezas que rolaram na época me fizeram sentir aquele frio na barriga, que às vezes rola até hoje, mas que é a chave para superarmos os desafios e nos sentirmos cada dia mais capazes e realizados. Trabalhar na área de tecnologia se resume a esse sentimento constante, de crescimento, aperfeiçoamento e superação. Ainda há dias difíceis, mas certamente foi a melhor decisão que tomei.” compartilhou nossa Domer Thais Gimenes, que por anos, atuou no mercado imobiliário e decidiu fazer a transição para a área de TI.
Nossa Domer, Eloisa Dupas, também passou por esse processo de transição de carreira. Ela atuou como advogada por anos e sentiu que precisava de um novo desafio para sua vida profissional.
“Fui advogada por mais de 9 anos e após um tempo morando fora do Brasil, percebi que ser advogada não movia mais meu coração. Senti que era o momento de me desafiar, aprender novas habilidades e encarar novos horizontes. Foi assim que decidi migrar para a área de tecnologia. Estou nesse processo há pouco mais de um ano e meio, tenho aprendido muito e sinto que me desafio todos os dias. Posso dizer que essa decisão foi uma das mais difíceis e ao mesmo tempo a mais gratificante da minha vida.”, concluiu Eloisa.
Nosso programa de estágio vem aí!
Na DOMVS iT, abrimos todo ano várias oportunidade de estágio para nossa área de tecnologia e também outros setores da empresa. O nosso processo do programa de estágio acontece no mês de junho e dá muita oportunidade para pessoas que estão na graduação, seja em transição de carreira ou em sua primeira experiência profissional. Então, se você quer viver essa transição de carreira, saiba que é possível e que podemos te ajudar nessa jornada!
Quer saber mais sobre nosso programa de estágio? Nos acompanha nas redes sociais! Lá compartilhamos todas as notícias e novidades da DOMVS iT.